top of page

Módulo 4

 

Recursos Educativos Abertos Acessíveis

 

Semanas 8 e 9 – de 19 maio a 1 junho

O quarto módulo tem como finalidade abordar os recursos educativos abertos, a acessibilidade dos documentos e as licenças dos produtos.

 

Atividades comuns (Resolução)

  • Li e explorei os recursos.

  • Publiquei um comentário individual sobre a temática deste módulo no espaço de comentários da página MOOC e no meu e-portefólio.

 

(Comentário temático)

Questão para estimular a discussão: Que utilização tem feito de recursos educativos abertos, software livre, cursos online abertos? Refira em que circunstâncias os utilizou e para que fim. Como encara o seu potencial?

 

No decorrer da minha prática docente, em vários momentos recorri a recursos educativos abertos e software livre,  quer para preparação e dinamização de aulas, quer para realização de formações b-learning. Cursos como o MOOC com uma vertente exclusivamente online é a primeira vez que frequento, no entanto sou apologista deste tipo de cursos uma vez que muitas vezes leva a uma maior/melhor consolidação de conhecimentos, obrigando o formando a ser mais autónomo, responsável pelas suas próprias aprendizagens e a ser um bom gestor do seu tempo. Apesar do empenho e força de vontade que os formandos devem ter neste tipo de cursos, os mesmos devem primar por uma boa organização, qualidade e interesse dos recursos e materiais disponibilizados de forma a motivar os formandos.

Na preparação de aulas e realização de atividades na comunidade educativa, vários têm sido os recursos  educativos abertos e ferramentas livre utilizadas, desde, objetos de aprendizagem como material de aulas expositivas, referências bibliográficas, simulações, demonstrações, publicações científicas, repositórios abertos, plataformas (Plataforma Moodle), youtube como repositório de trabalhos e demonstrações, dropbox, idrive, formulários, plataformas para criação de sítios web (Webnode, Wix, Google pages), várias ferramentas de criação de conteúdos como hotpotatoes, JClic, Audacity, Cantasia, phorostory, etc…

O potencial dos REA é enorme, desde o possibilitar uma aprendizagem para todos como permitir a diversificação de estratégias pedagógicas, enriquecimento dos recursos/materiais  e diferentes tipos de educação e aprendizagem suportados pelas tecnologias.

 

 

Atividade de grupo

 

Como atividade de grupo escolhemos a atividade 1:

 

1 - Crie um recurso educativo aberto (ou mais, em múltiplo formato) que se insira na unidade de aprendizagem planeada no módulo anterior, atendendo às acessibilidades do recurso e atribuindo uma licença que possibilite a reutilização por outros. Poderá utilizar qualquer ferramenta livre  (book builder, storybird, powtoon, windows media maker … veja os demos e explore outras ferramentas no guião do curso). A legendagem de vídeos poderá ser feita com aplicações livres como o Amara, com uma funcionalidade automática de carregamento no Youtube. Disponibilize o URL na área de registo da atividade 4. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.

 

Para a realização desta atividade escolhemos a ferramenta bookbuilder e criamos uma aula expositiva sobre os conteúdos planificados na WebQuest e cujo o tema é a Internet:

 

http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=93091&page=1

 

 

 

 

Comentário a trabalho de colega:

 

Alexandra Dias da Silva - http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92167&page=6

 

Analisei o trabalho da colega Alexandra Dias da Silva criado no UDL Book Builder sobre o tema “As letras têm vida”. Considero que está um trabalho simples e sucinto, torna-se  bastante apelativo devido ao recurso de ilustrações e às funcionalidades disponibilizadas pela ferramenta. Este livro facilmente se adequa a alunos com diferentes necessidades de aprendizagem  individual, interesses e competências.

bottom of page