top of page

Módulo 2

 

Semanas 4 e 5 – de 21 abril a 4 maio 2014

 

Acessibilidade Web e Tecnologias de Apoio

 

O segundo módulo tem como finalidade abordar questões um pouco mais técnicas sobre a acessibilidade Web e as tecnologias de apoio à aprendizagem.

 

A iniciativa de acessibilidade Web (WAI) reúne indivíduos e organizações de todo o mundo para desenvolverem estratégias, linhas orientadoras e recursos para tornar a Web mais acessível às pessoas com incapacidade. Em Portugal, a Unidade Acesso, integrada na Fundação para a Ciência e Tecnologia, é o representante nacional da iniciativa da Acessibilidade Web.

 

Atividades comuns (Resolução)

 

1 - Li e explorei os recursos.

 

2 - Publiquei um comentário individual sobre a temática deste módulo no espaço de comentários da página MOOC e do meu e-poretfólio.

 

(Comentário temático)

Questão para estimular a discussão:

Da sua experiência pessoal ou profissional pode relatar que tipo de tecnologias viu usar por aluno com necessidades especiais ou pessoa com deficiência que contribuíssem de forma decisiva para a respetiva participação e atividade?

 

Após leitura e exploração dos recursos disponibilizados é claro constatar que recorrendo às novas tecnologias a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais é facilmente conseguida, claro está, num ambiente em que o acesso a determinados recursos é possível.
Também o avanço atual e rápido das novas tecnologias facilita em muito este processo, uma vez que cada vez mais as grandes empresas tecnológicas estão empenhadas em construir um “mundo” para todos os utilizadores, incluindo as pessoas portadoras de deficiências ou incapacitadas, desenvolvendo equipamentos (pc´s, telemóveis) dotados de funcionalidades específicas de acessibilidade, bem como software.
No que diz respeito à minha experiência profissional e utilização deste tipo de tecnologias educativas com alunos com necessidades educativas especiais, utilizo em sala de aula jogos didáticos, vídeos e software específico para alunos com dificuldades de atenção/concentração, memória, linguagem e desenvolvimento cognitivo.

 

Atividade grupo

 

Como atividade de grupo, realizamos a atividade 2:

 

2 - Selecione um software livre (site Freeware NEE), explore um demo/tutorial e explique como poderia ser utilizado em benefício de qualquer um dos seus alunos com NEE ou pessoa que conheça com alguma incapacidade (utilizar qualquer ferramenta de captura de imagem/vídeo: Jing, Camstudio, Knovio, etc… veja no guião do curso em ferramentas e demos). Disponibilize o URL na área de registo da atividade 2. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.

 

 

A realização de atividades educativas ou exercícios em papel com alunos com Necessidades Educativas Especiais torna-se muitas vezes como uma tarefa de difícil implementação quer pela problemática da acessibilidade que surge em alunos com deficiência, quer pela desmotivação pela utilização de um método convencional monótono.Um modo de promover a participação destes alunos passa pela substituição de atividades e exercícios para formato digital. O recurso às TIC pode permitir uma melhor participação e adesão dos alunos com NEE.Neste sentido, exploramos o software hotpotatoes como uma ferramenta que permite criar diversos tipos de exercícios, nomeadamente de palavras cruzadas (com dicas de ajuda), perguntas com diferentes tipos de resposta (escolha múltipla, verdadeiro falso, etc.), de correspondência de imagens e ou sons. Este tipo de exercícios podem ser utilizados com alunos que apresentem défice cognitivo, dificuldades de memorização, associação e relacionação, etc…. Estes recursos podem ser disponibilizados online ou utilizados localmente (em computadores individuais) em formato HTML (página da Internet).Para elaboração deste recurso usamos o camtasia e fizemos a demonstração do módulo JCLOZE do software. Este módulo permite criar exercícios de preenchimento de espaços/texto lacunar.

 

 

 

bottom of page